Ayrton Senna, brasileiro tricampeão mundial da fórmula 1, já dizia: “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas”.
Entender o trabalho em equipe não é algo novo e exclusivo ao mercado de trabalho. Desde a escola aprendemos a importância de trabalhar em grupo. Nos trabalhos manuais, nos projetos com outros alunos e até mesmo nos trabalhos para eventos como feiras de ciência e concursos.
Pessoas diferentes, com formas de trabalhar distintas que precisam se unir para atingir o resultado: apresentar um bom trabalho. Ter o outro ao nosso lado mostra que, muitas vezes, temos que dividir para somar.
Uma das principais características procuradas hoje no mercado de trabalho é saber trabalhar em equipe. A interação da equipe favorece também a capacidade de agregar valor e de gerar confiança, proporcionando um ambiente saudável e positivo.
Trabalhar em equipe não é apenas trabalhar em conjunto, é preciso de compartilhamento. Os resultados nunca são alcançados apenas por uma pessoa, é preciso compartilhar com o outro para chegar ao objetivo final. Com uma equipe motivada, que possui uma comunicação clara, que consegue resolver conflitos e possui proatividade para buscar novas soluções criativas, o avanço da organização é certeiro.
Independente da área de atuação, todo profissional pode e deve aprender a trabalhar em equipe. Fazer um bom trabalho em equipe não é complicado, mas desenvolver algumas habilidades específicas pode ajudar nesse processo.
Abaixo, as principais habilidades que devem ser fortalecidas para exercitar a capacidade de trabalhar em equipe.
Comunicação eficaz
Uma das principais características necessárias para um bom trabalho em equipe é exercitar a comunicação. A comunicação entre os colaboradores de uma organização deve ser clara e objetiva, todas as pessoas envolvidas em um projeto devem saber o que é esperado delas e qual é o escopo a ser cumprido.
Gerenciamento de conflitos
É muito comum que dentro das empresas exista um cenário no qual os profissionais evitam conflitos o tempo todo e a todo custo, mas atitudes como essa fazem com que o ambiente de trabalho fique com um clima organizacional pesado, causando uma má relação entre colaboradores.
Quando os conflitos aparecerem dentro de um processo de trabalho em equipe, é preciso identificar, gerenciar e resolver. Por isso é tão importante uma comunicação aberta e sincera, para que haja diálogo entre a equipe.
Proatividade
Ser proativo nada mais é do que saber por si mesmo antecipar necessidades e tomar atitudes para saná-las. Quando falamos de trabalho em equipe, a proatividade se mostra uma habilidade importante, porque todos os colaboradores envolvidos em uma demanda ou projeto, devem ser capazes de identificar problemas e oferecer soluções.
Para que um trabalho em equipe possa de fato acontecer e se desenvolver, é preciso que todos tenham objetivos em comum, e esses objetivos estão relacionados a missão, visão e valores da empresa. Aqui, o papel do líder é fundamental, pois é ele o responsável por transmitir a mensagem da empresa para a sua equipe.
Quando todos sabem aonde querem chegar, criam automaticamente objetivos comuns e trabalham juntos para alcançar cada um desses objetivos, ou seja, para alcançar o sucesso comum. Com objetivos claros todos seguem uma mesma direção. Aquela que aponta rumo ao sucesso.