Foi-se o tempo em que os currículos chegavam ao RH das empresas no papel. Com a internet tudo mudou. Começou com o e-mail e chegou às redes sociais. Com elas, a distância entre pessoas em busca de boas oportunidades e empresas à procura de bons profissionais ficou mais curta.
O processo de recrutamento e seleção nas redes sociais vem ganhando espaço no mercado e já desponta como uma nova e poderosa ferramenta para as equipes de recursos humanos.
Com a chegada das redes sociais, criou-se um ambiente para divulgação de informações e para prospecções de novas oportunidades de trabalho e negócios, que mudou substancialmente a rotina de quem busca por uma nova colocação no mercado de trabalho.
Mais do que uma ferramenta de entretenimento para uso pessoal, as redes sociais têm complementado o processo de recrutamento e seleção nos dias de hoje. O recrutamento de candidatos por uma empresa através do uso de redes sociais tornou-se uma tendência e já é considerada uma das principais fontes de contratações de qualidade. Na busca por talentos, as mídias sociais constituem-se um universo vasto para a observação, monitoramento, avaliação e seleção de candidatos a possíveis processos de recrutamento, o que dependerá do conteúdo que é apresentado na página do candidato em potencial.
É comum, que as empresas tenham perfis nas redes sociais, a fim de criar um espaço adequado para a divulgação de suas vagas. Consultorias em recursos humanos, por exemplo, podem ser encontradas em grande quantidade no Facebook ou, muitas vezes, gerenciando grupos no LinkedIn.
É justamente o lado pessoal que as consultorias recrutadoras observam na hora de olhar para o perfil do candidato. Através dos posts e informações disponíveis, é possível perceber como a pessoa interage com as outras, como se comunica e se está atualizada sobre os fatos. Ao mesmo tempo, a forma como escreve revela desde seu nível ortográfico, se ela consegue defender suas ideias de forma corrente e seu nível de conhecimento. Outro fator importante a ser analisado pelo recrutador é o quanto a pessoa exibe ou preserva sua imagem pessoal.
As mídias sociais tornam-se, portanto, um ótimo ambiente para se conhecer o candidato. Nelas, se revelam várias facetas de sua personalidade, pois trata-se de ambientes onde se tende a comportar com maior naturalidade que em outros, como, por exemplo, uma entrevista de emprego, quando se pode mudar suas opiniões de acordo com a necessidade do cargo. Claro que as redes sociais não são o único canal de informações para a seleção de um candidato, mas os dados adicionais ali disponíveis possibilitam uma avaliação mais completa e segura do perfil, de forma a ser mais assertivo no momento da contratação.
Vale ressaltar que embora o empregador possa enxergar o candidato pelo lado comportamental e isso pode ser levado em conta na hora da seleção, os perfis nas redes sociais não substituem o currículo ou os processos de entrevistas.
É preciso ainda muito cuidado com o que é publicado na internet. Estudos mostram que informações negativas ou fotos inadequadas em perfis de redes sociais podem influenciar na avaliação de um candidato, mesmo que ele seja qualificado e possua um ótimo currículo.
Desse modo, usar a rede social de forma profissional e não pessoal pode ser um bom passo para não perder oportunidades de emprego por causa de informações inoportunas. Uma dica é aproveitar o espaço para colocar dados sobre onde estudou, quais projetos possui e atividades que realiza para tornar seu perfil mais atraente para o recrutador.
Além de realizar um planejamento e de incluir as redes sociais como estratégia para melhorar a posição na carreira, é recomendável respeitar as regras de ouro de manutenção da imagem online, como evitar abordar temas polêmicos e envolver-se em discussões que possam afetar a imagem do profissional ou enfrentar valores de empresas.
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