A gamificação é uma constatação sobre como os seres humanos sentem-se atraídos por jogos. Sejam eles eletrônicos ou analógicos, a verdade é que a humanidade sempre teve grande engajamento para apreciar e participar de jogos. Agora, a novidade é que eles chegaram no mundo corporativo, por meio de um fenômeno denominado gamificação nas empresas.

Quer saber mais s isso está acontecendo e pode ajudar a alcançar melhores resultados? Então acompanhe este nosso novo artigo.

Boa leitura e bons jogos!

O que é a gamificação nas empresas?

A gamificação (games = jogos), consiste em estimular as pessoas ou equipes a atingirem um objetivo importante por meio de jogos, transformando as tarefas e obrigações em algo divertido. Ou seja, elementos, regras e princípios de um jogo são usados para se criar uma experiência de aprendizagem eficaz e envolvente.

Seu objetivo nas empresas é fazer com que os colaboradores melhorem o seu desempenho, usando a motivação e o feedback em tempo real para o aumento do engajamento e o alcance de objetivos individuais ou organizacionais.

São oferecidas recompensas e prêmios aos participantes que realizam tarefas pré-determinadas, em níveis e fases a serem superados. Deve-se definir uma tarefa, que esteja de acordo com o objetivo a ser alcançado, bem como deve-se criar regras e controles para mensuração dos resultados.

Em uma área de vendas onde a equipe precisa bater muitas metas, a gamificação pode ser uma excelente alternativa para driblar a pressão. Afinal, tanto na empresa, como nos jogos, é preciso vencer desafios. Assim, inserir as metas em uma “brincadeira”, traz descontração para o ambiente e estimula a produtividade.

Já quanto às recompensas, elas podem variar, indo desde incentivos virtuais a, eventualmente, prêmios físicos.

Esta é uma abordagem nova e diferente que atende muito bem os profissionais da geração Y (pessoas nascidas entre o início da década de 80 e final da década de 90), já que permite uma maior interação entre os colaboradores, contribuindo assim para a melhoria do fluxo de trabalho.

Como a gamificação na empresa pode aumentar a produtividade?

Para que a estratégia dos jogos funcione nas empresas os gestores devem conhecer as metas da organização, bem como elas podem ser atingidas. Para facilitar o entendimento, listamos alguns exemplos:

  • Criar um jogo de perguntas e respostas para testar os conhecimentos da equipe de vendas sobre um novo produto ou serviço;
  • Desenvolver um treinamento baseado em jogos e premiar aqueles que tiverem melhor desempenho;
  • Estipular uma meta de vendas e oferecer uma premiação atraente para aqueles que a alcançarem;
  • Incentivar os funcionários a criarem soluções para problemas, recompensando de forma efetiva quem apresentar a melhor ideia.

Qual o jogo mais adequado?

Os jogos no ambiente corporativo podem ser tanto físicos quanto eletrônicos. A escolha de um ou de outro vai depender muito do objetivo e claro, do perfil dos seus colaboradores.

Se a ideia, por exemplo, é estimular a interação entre as equipes e fazer com que todos se conheçam, você pode desenvolver um jogo presencial do tipo “cara a cara”, onde as pessoas tenham como objetivo conhecer e descobrir características umas das outras.

Já se o objetivo é testar, aprimorar as competências ou avaliar como os colaboradores agem, aposte em jogos eletrônicos de perguntas e respostas (quizzes), com situações reais do dia a dia de trabalho.

Quais são os benefícios para a empresa quando se adota a gamificação?

A gamificação é uma ferramenta muito eficaz e que traz grandes benefícios para a gestão de pessoas. Ela além de estimular a produtividade, permite que o gestor avalie o desempenho dos colaboradores à medida que eles avançam nos jogos.

Dessa forma, fica-se conhecendo as habilidades e as características de cada um dos profissionais e fica muito mais fácil elaborar um plano de desenvolvimento individual.

É possível adotar a gamificação em qualquer tipo de empresa?

Acreditamos que é possível aplicar a gamificação em qualquer empresa ou organização, independentemente do tamanho.

O foco pode ser interno, permitindo-se assim o desenvolvimento e engajamento dos colaboradores, bem como a verificação da satisfação e a aderência a valores e cultura organizacional. Mas pode também ser externo, com o objetivo de recrutar novos colaboradores que possam trazer mais produtividade para a empresa.

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