Hoje, mais do que nunca, a transparência nas relações de trabalho deve ser estimulada e valorizada. Ser transparente é uma qualidade que ajuda a conquistar a confiança das pessoas, cada vez mais bem informadas e críticas. E, como reflexo disso, na empresa, funcionários procuram um ambiente de trabalho baseado no diálogo e verdadeiro no que diz respeito aos assuntos organizacionais  que afetam os seus interesses.

Porém, muitos gestores se perguntam o que deve ser feito na prática para criar relações de trabalho transparentes e conectadas com um novo ambiente de trabalho, dinâmico e desafiador.

Se interessou pelo assunto e também quer saber mais sobre a transparência nas relações de trabalho? Então acompanhe este nosso artigo. Boa leitura!

O que é a transparência nas relações de trabalho

A transparência na relações de trabalho se caracteriza por uma comunicação aberta e honesta entre os membros da equipe, entre chefes e subordinados. Em uma empresa que preza pela transparência a informação deve fluir de forma livre e trazer benefícios para todos os envolvidos e claro, para a organização em geral.

A cultura da transparência no trabalho começa pela gestão das pessoas e por isso, os líderes têm um papel fundamental. Eles precisam manter uma relação aberta com os membros de sua equipe. Gerando assim, condições que sejam favoráveis às atividades em grupo, bem como espaço para a participação, a inovação, as opiniões e questionamentos. 

Não basta criar infinitos canais de comunicação. É preciso também que existam líderes com capacidade e disponibilidade para conversar e interagir com seus colaboradores. 

E atenção, a transparência pode afetar sua lucratividade. E mais do que isso, ela irá permitir que cada um dos colaboradores da empresa se sintam parte de algo maior e assim, trabalhem mais motivados e produtivos. 

Mas agora, vamos ver algumas formas de trabalhar e criar transparência nas relações de trabalho.

1. Seja honesto

Honestidade é palavra-chave quando falamos de transparência nas relações de trabalho.

Seja honesto com os membros da sua equipe tanto quanto ou mais do que você gostaria que fossem honestos com você. Poder dar e receber feedback com segurança é uma característica marcante da transparência e a comunicação quando é honesta e direta cria confiança, incentiva a inovação e cultiva um ambiente de trabalho saudável.

No mais, comunique sempre as informações que sejam importantes para a equipe, para uma determinada pessoa ou projeto.  

Para que isso funcione na prática, uma boa ideia é fazer encontros frequentes onde todos possam ouvir sobre o trabalho que está sendo feito e suas atualizações relevantes. 

2.  Compartilhe seus resultados positivos e negativos

Outra boa maneira de fazer com que as relações se tornem mais transparentes, é sempre compartilhar as vitórias, perdas e desafios com todos.

Claro que compartilhar uma vitória é bem mais fácil, mas é preciso também admitir quando as coisas não derem certo e que não alcançaram o resultado esperado. Compartilhar fracassos ajuda a aumentar ainda mais a confiança e a maior união entre os membros de uma equipe.

Na prática, ao atualizar as informações sobre projetos, não ceda ao impulso de mascarar ou atenuar os resultados negativos. Exponha os fracassos e faça com que todos aprendam com eles. 

3. Acabe com a burocracia e a rigidez no ambiente de trabalho

Quando mais simples e menos burocráticos os processos e menos formalidades existirem no ambiente de trabalho, mas transparente a empresa se torna.  

Implemente uma estratégia de portas abertas, considere um layout aberto para o escritório e promova eventos divertidos que aproximem os colaboradores, ajudando assim a criar laços de confiança e amizade. 

4. Contrate pessoas que se importam com transparência

Por fim, saiba que nenhum gestor conseguirá implantar um processo de transparência em sua empresa se não tiver colaboradores engajados e que também se preocupem com isso. Afinal, honestidade e confiança precisa ser uma via de mão dupla entre empregados e empregadores.

A boa notícia é que pesquisas mostram que a grande maioria das pessoas querem trabalhar para empresas transparentes e que busquem cada vez mais pela transparência nas relações de trabalho. Assim, durante o processo de seleção e recrutamento, mostre que esse é um valor perseguido pela empresa e pergunte aos candidatos como  eles se relacionam com a questão. 

Gostou das dicas? Pronto para criar relações de trabalho mais transparentes e assim conseguir uma equipe mais motivada, feliz e produtiva?

Para receber mais dicas sobre RH, continue seguindo nosso blog. Temos sempre novidades por aqui. E se precisar de ajuda, entre em contato! Nós da Inspirar teremos prazer em ajudar você e sua empresa. 

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