Um processo de recrutamento e seleção costuma ter várias fases. Além da análise do currículo e da entrevista, algumas empresas costumam realizar também testes de seleção com os candidatos com o objetivo de alcançar os melhores resultados.
Se interessou e quer saber um pouco mais sobre os testes de seleção? Então não deixe de conferir este artigo. Boa leitura!
Os testes de seleção
É claro que a análise do currículo e principalmente a entrevista são fundamentais na hora de selecionar um candidato.
Analisando o currículo dos profissionais interessados em uma determinada vaga, é possível fazer uma primeira peneira. E assim, escolher aqueles que mais se encaixam no perfil desejado e que devem ser convocados para as próximas fases do processo de recrutamento e seleção.
Já a entrevista é imprescindível. É a hora de se conhecer melhor o candidato, sua história de vida, experiências e habilidades. Porém, por ser subjetiva, pode levar a erros.
Por isso, muitas empresas vão além e aplicam em seus candidatos testes de seleção, antes ou depois da entrevista individual. Eles têm como objetivo detectar características da personalidade dos profissionais, bem como atestar, em alguns casos, capacidades técnicas e comportamentais.
Testes de seleção
Teste de conhecimento técnico
Em algumas empresas, dependendo da vaga em questão, aplica-se um teste de conhecimento técnico, com conteúdos sobre a área de atuação pretendida pelo candidato. Seu objetivo é avaliar se o candidato realmente sabe aquilo que relata saber no currículo ou na entrevista.
Um exemplo de aplicação desse tipo de teste é quando se tem uma vaga no setor financeiro e o candidato pode ser testado nos principais conceitos da área, especialmente naqueles que serão requeridos na função.
Esse tipo de teste pode ser aplicado de forma escrita, oral ou até mesmo virtual se a empresa dispuser da ferramenta adequada. Mas, em todos os casos é preciso o auxílio de alguém que trabalhe na área, domine o assunto e que esteja apto para elaborar e corrigir o teste.
Teste de perfil comportamental
O perfil técnico já não é mais suficiente para diferenciar os profissionais com alto desempenho, capazes de lidar com as adversidades do ambiente corporativo. Para auxiliar tanto os profissionais como as empresas, surgiram os testes ou avaliações de perfil comportamental, uma ferramenta muito interessante que deve ser aplicada por profissionais capacitados.
Com uso de técnicas específicas, o teste de perfil comportamental pode ser feito pelo candidato antes da etapa presencial. Dessa forma, os recrutadores já o recebem tendo conhecimento de suas principais tendências comportamentais.
Essa preparação prévia dá a chance de trazer para a entrevista aspectos que dizem respeito à individualidade do candidato e de avaliar aspectos que até então passariam despercebidos. E isso só é possível porque os testes de perfil comportamental revelam inúmeros dados sobre o candidato.
Ele mostra as principais tendências comportamentais, quais são as maiores habilidades e talentos do profissional, os ambientes de trabalho mais adequados, como cada perfil recebe feedbacks, qual é o estilo de liderança e tomada de decisão e diversas outras características comportamentais que impactam no dia a dia do candidato.
O teste de perfil comportamental traz informações valiosas para equipe de recrutamento em um processo seletivo. E, como ele é sobre tendências comportamentais, os recrutadores conseguem, inclusive, antever algumas atitudes futuras e assim identificam qual a melhor forma de gerenciar o profissional, inclusive depois de aprovado.
Como se percebe, trata-se de um processo fundamental para qualquer empresa. Afinal, o que todos querem é o profissional certo no lugar certo.
Como a Inspirar pode ajudar a sua empresa
A Inspirar está capacitada para aplicar a avaliação de perfil comportamental na sua empresa. Seja no processo de recrutamento e seleção ou mesmo depois, nos colaboradores que já foram contratados e estão trabalhando. Com isso, é possível, além de melhorar a assertividade nos processos de recrutamento e seleção:
- Identificar os pontos fortes e os pontos a serem desenvolvidos em cada colaborador;
- Identificar as necessidades de treinamento e de reciclagem;
- Melhorar o desempenho dos colaboradores;
- Aumentar a satisfação no ambiente profissional;
- Reter os melhores de talentos.
Quer saber mais sobre os testes de seleção? Então entre em contato conosco que vamos te ajudar.