Você sabe o que é cultura organizacional e por que ela é importante para a empresa? Se a resposta for negativa ou se apenas quiser saber um pouco mais sobre o assunto, confira este artigo. Boa leitura!
O que é cultura organizacional
A cultura organizacional de uma empresa pode ser definida como um conjunto de crenças, valores, regras de conduta, morais e éticas, bem como princípios e políticas de gestão. Ela é fundamental como alicerce das ações e práticas de gestão de pessoas e resultados.
É a cultura organizacional de uma empresa que irá fazer com que ela se diferencie e se destaque ou não no mercado em que atua, pois é através dela que uma empresa alcança seus objetivos e os resultados que deseja para o seu sucesso.
Tipos de cultura organizacional
A expressão “cultura organizacional” surgiu na metade do século XX e, a partir da definição de Charles Handy, especialista em comportamento corporativo, ficou definido que existem 4 tipos de cultura organizacional, são eles:
1. Cultura do poder
As empresas focam sua liderança em uma única pessoa, normalmente o empreendedor ou gerente.
A liderança tende a ser carismática, patriarcal e impulsiva. Há uma tentativa de inspiração, mas as recompensas são fornecidas conforme o nível de interação com o líder, o que acaba fazendo com que seja uma cultura negativa, pois gera muito conflitos internos, que limitam o crescimento do negócio.
2. Cultura de papéis
Aqui, para a empresa, o principal é o desempenho dos colaboradores. Os processos são bem estruturados e devem ser seguidos. No entanto, eles se mostram engessados e pouco flexíveis, sem espaço para a inovação.
Como consequência, temos uma lentidão na execução do trabalho e os profissionais têm pouco interesse em crescer dentro da empresa.
3. Cultura de tarefas
O objetivo é ter profissionais específicos para a execução de atividades para agregar conhecimentos e profissionais voltados à solução de problemas.
Neste tipo de cultura organizacional os profissionais têm mais liberdade, se sentem motivados e têm a criatividade valorizada. Afinal, o que importa são os resultados.
4. Cultura de pessoas
Neste tipo de cultura os colaboradores são bastante valorizados, existe uma maior integração entre equipes e os gestores que atuam em prol dos talentos.
Os profissionais costumam sugerir ideias e podem contar com um bom plano de carreira e os gestores buscam a retenção de talentos, bem como formar líderes a fim de continuar seu trabalho.
Benefícios de uma cultura organizacional forte e positiva
Uma cultura organizacional que seja forte e positiva, que procure elevar não só aqueles que ocupam cargos de alto escalão, mas todos que fazem parte da empresa, que seja focada em pessoas e em resultados, entre outras coisas, só traz benefícios para a empresa. E, entre esses benefícios podemos citar:
- Equipe altamente engajada: colaboradores que se identificam com a missão da empresa, costumam ser muito mais participativas do que aqueles que estão apenas trabalhando em troca de bons salários, por exemplo.
- Colaboradores mais felizes: se você trabalha em um ambiente que tem os mesmos valores que os seus, você se sente muito mais feliz, satisfeito e confortável.
- Equipes mais produtivas: pessoas mais engajadas e felizes, produzem muito mais e melhor.
- Diminuição no turnover: quando as pessoas estão conectadas com os valores da empresa isso faz com que elas não queiram deixar seu cargos.
Como construir e desenvolver a cultura organizacional da sua empresa
O primeiro passo é entender quem é a sua empresa, identificando corretamente seus valores, missão e visão. Mas atenção! É preciso identificar realmente “quem” é a empresa e isso vai muito além de quadro pregado na parede com essas informações.
A partir disso, é preciso observar alguns elementos que estimulam o desenvolvimento da cultura organizacional da sua empresa.
Critérios de recrutamento
Para construir uma equipe estruturada e alinhada com os valores da empresa, é preciso contratar as pessoas certas.
Assim, a cultura organizacional se inicia no processo seletivo, onde o recrutador irá identificar, com a ajuda das ferramentas certas, quais os profissionais que se encaixam no perfil cultural da empresa.
Integração e comunicação
A comunicação entre os colaboradores é fundamental para estimular uma conduta comum a todos. É importante compartilhar os pilares que sustentam a cultura organizacional, por exemplo: “nunca deixar que um cliente vá embora insatisfeito”. Esse é um tipo de pilar que orienta como os profissionais devem agir quando estiverem atendendo um cliente da empresa.
Clareza de objetivos
Deixe claro para todos os colaboradores a finalidade das regras que regem a cultura da empresa. Esclareça os objetivos e explique porque se comportar de maneira alinhada à cultura organizacional pode trazer melhores resultados individuais e da organização como um todo.
Quando o profissional compreende a finalidade das regras que regem a cultura da empresa, a tendência é que ele fique mais disposto a colocá-las em prática.
Desenvolvimento contínuo
Uma cultura organizacional forte e positiva estimula o desenvolvimento de seus colaboradores, proporcionando novos aprendizados, abertura para novas ideias e maior participação e envolvimento de todos.
Cada talento possui um potencial infinito, basta que tenha acesso às ferramentas de gestão apropriadas e capazes de maximizar seu desempenho individual.
Gostou do artigo? Aprendeu um pouco mais sobre cultura organizacional? Se tiver dúvidas ou comentários, entre em contato conosco e continue seguindo nosso blog.